O Wattpad é um site canadense com mais ou menos sete anos de existência e que foi criado como uma plataforma de apoio a escritores, de modo que eles pudessem publicar suas obras e convidar amigos para leituras sem ter que pagar por isso.
Clik here to view.

Mayara Souza Francisco e eu na sede do Wattpad
A estratégia deu certo, durante estes sete anos de existência o Wattpad se espalhou ao redor do mundo, atingindo mais de 40 países, sendo traduzido para diversos idiomas. Ambos os lados ganharam com a plataforma: os escritores ganharam mais visibilidade, divulgando seu trabalho de forma independente e angariando leitores fiéis e os leitores puderam conhecer mais escritores e montar listas de leituras com base naquilo que mais os agradava.
Entretanto, o aplicativo atingiu um terceiro lado desta relação, que não era tão esperado. As editoras. No começo do site a ideia geral era de uma plataforma de divulgação e manutenção de conteúdo livre, apenas com leitores e escritores, mas muitos agentes literários passaram a criar perfis no site em busca de novos talentos, que foram encontrados por indicação dos próprios leitores.
Alguns escritores, quando descobertos no Wattpad, já possuíam mais de 1 milhão de leitores fiéis e eram altamente conhecidos nas redes sociais e em blogs. Daí para a publicação de um livro não foi muito difícil, já que muitos agentes viram neles oportunidades de publicação rentável.
Caso de sucesso
Um destes casos famosos é a escritora Lílian Carmine, que é o pseudônimo da brasileira Bruna Brito. Ela começou a escrever em inglês e acabou fazendo tanto sucesso que conseguiu uma publicação pela Random House.
Mas, o que a Editora Draco tem a ver com tudo isso?
No dia 20 de agosto estive com a revisora Mayara Souza Francisco na sede do Wattpad em Toronto, onde tiramos fotos e fizemos algumas perguntas.
Liberdade, flexibilidade e descontração
O prédio do Wattpad fica na Yonge Street, em Toronto. Eles ocupam quase o andar inteiro e logo na saída é possível ver o símbolo da empresa na parede alaranjada do escritório. O salão principal é amplo, mas possui pequenas salas temáticas, onde a equipe costuma se reunir. Para criar um ambiente mais divertido e que motive a criatividade estas salas são divididas em gêneros literários, como suspense, aventura, fantasia e policial.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Há uma grande sala de reuniões também, para quando é preciso reunir muita gente em um lugar só. A mesa deles é uma gigantesca mesa de pingue-pongue e, nas palavras do Jing, que é o “especialista em engajamento social” da empresa “se o Wattpad saiu do ar, provavelmente estávamos aqui”. Ele nunca deixou claro se estariam jogando ou em reunião.
Além desta sala de reuniões eles possuem uma mesa cheia daquelas armas NERF. Segundo o Jing eles costumam usar essa mesa para aliviar o estresse…
O que mais chamou a atenção nesta visita foi a liberdade que os funcionários do Wattpad possuem para trabalhar. Não há um clima opressor e de cobrança criativa, muito pelo contrário, como várias empresas canadenses o Wattpad entendeu que para desenvolver a criatividade de seus funcionários eles precisam ser motivados e incentivados dentro do ambiente de trabalho. Muitas vezes, ao olhar para uma das mesas da grande sala, era possível identificar action-figures famosas ou até mesmo videogames portáteis. No fim das contas, os funcionários do Wattpad trabalham com a mesma liberdade e comodidade de um escritor em sua casa.
Clik here to view.

Sala de mistério e policial.
Para encerrar, o Wattpad deu algumas dicas para escritores e leitores que desejem criar suas contas no site:
- Se você é autor, crie listas de leituras com suas próprias obras, intitulando-as de acordo com sua produção. Por exemplo, criei uma lista no meu perfil chamada “O Baronato de Shoah”, deste modo os leitores dele podem ir direto para esta lista de leitura e encontrar arquivos que tenham a ver com o romance.
- Torne-se acessível para o seus leitores.
- Para os leitores: o Wattpad permite formas de interação com seu autor que são mais rápidas e práticas que blogs e redes sociais. Sempre que encontrar um texto eu você gostou vote nele, compartilhe e comente com seus amigos. Os escritores conseguirão saber que foi você e isso ajuda muito a popularizar as obras que você gosta e quer ver publicada pelas editoras. Acredite no trabalho do seu escritor favorito.
- Por último, mas não menos importante: o Wattpad aceita visitas do público, basta mandar um e-mail com antecedência e agendar sua visita.